Aprenda Idiomas com Histórias: O poder do contexto

Como um estudante de idiomas que durante todo o ensino médio e no início da vida profissional sofreu para aprender inglês, confesso que quando descobri o método natural de aprendizagem de idiomas – baseado no consumo de conteúdo real e autêntico da língua, de conteúdos que me agradam – e apliquei, um mundo novo se abriu.

E por isso que coloquei outros idiomas na minha lista, como o Francês e Italiano.

Fiz um post explicando como aprendemos, que diz a importância da motivação durante os estudos. E consumir conteúdo que seja interessante passa exatamente por esse ponto. Recomendo que você leia para que tudo faça ainda mais sentido.

Por isso, quando falarmos de histórias nesse post, pense sempre em conteúdos que você normalmente veria no seu próprio idioma, ok? Vamos lá!

Histórias nos ajudam a passar mais tempo com o idioma

Um dos pontos mais importantes na aprendizagem de idiomas é o quanto tempo passamos expostos a ele. Isso envolve quanto tempo nos dedicamos diariamente a escutar, falar, ler e escrever.

Um estudo do Foreign Service Institute’s School of Language Studies mostra que o tempo de aprendizado de um idioma está relacionado a quanto tempo por dia você é exposto a ele.

Veja nosso post Quanto tempo leva para aprender Inglês, Francês ou Italiano com os dados da pesquisa que o Foreign Service Institute’s School of Language Studies realizou.

Lendo/Assistindo/Escutando histórias – seja através de um vídeo no YouTube mostrando o dia-a-dia ou uma viagem que fizeram – faz com o tempo que passamos expostos ao idioma autêntico aumente, sem nenhum tipo de esforço.

Aprendemos mais palavras através do contexto.

Nosso cérebro funciona melhor quando criamos conexões entre uma coisa e outra.
Criar uma lista de palavras e ficar revisando sem nenhum tipo de conexão é um esforço deliberado e desnecessário para aumentar o vocabulário.

Através de um tema, palavras e palavras satélites se conectam e fortalecem a memória. Você se lembra daquela brincadeira na escola de dizer uma próxima palavra a última dita?

Melancia > Vermelho > Tomate > Salada > Saúde > Esporte > Futebol….

Selecionando um tema e vendo uma história (que pode ser um texto, livro ou vídeo), palavras próximas ou relacionadas aparecem e vão fortalecendo a memória.

Coal > Climate change > Concerns > Drought > Shortages…

Dessa maneira, sem nenhum esforço, você aprende mais palavras com uma capacidade de memorização melhor, pois existem conexões entre elas.

Vantagens para o ensino de idiomas por professos

Se você é um(a) professor(a) de idiomas, aquelas aulas de exercícios e correção ficarão para trás. A motivação dos alunos é maior e através de histórias em sala de aula, estudantes aprendem mais, adquirem mais vocabulário, melhoram a compreensão e a fala e apresentam melhores resultados em relação a estudantes que passam mais tempo fazendo exercícios de gramática e “complete-os-espaços-em-branco”. Isso é chato demais!

Para você, professor, se você ainda não conhece esse método de ensino, acesse o site Stories First e veja um exemplo de como funciona e como aplicar nas suas aulas: https://storiesfirst.org/index.php/knowledge-base/what-is-story-listening/

Como são esses conteúdos e como encontrar

No método de aprendizagem natural, o conteúdo que vamos estudar é o ponto inicial para aprender um idioma. Esse conteúdo deve ser:

Compreensível

Você deve entender pelo menos 70%-80% do que está lendo ou ouvindo. Caso você não entenda a principal mensagem, talvez esse conteúdo esteja em um nível maior do que o seu atual. E como é muito estudado no tema do Comprehensible Input, nós só aprendemos aquilo que compreendemos.

Interessante

O processo de aprendizagem não deve ser entediante. Pelo contrário, escolha algo que você gostaria de ver. Se você ama o mundo Pop, busque por conteúdos Pop no idioma que está estudando. Imagine aprender a tocar piano vendo vídeos em Italiano? Ou editar vídeos vendo vídeos em inglês?

Um dos pontos mais incríveis de se aprender um novo idioma é o novo mundo de conteúdo interessante que se abre. Aproveite isso e faça com que a aprendizagem do idioma seja só um meio, e não um fim.

Com as características certas

Escolha conteúdos que permitam que você leia e escute ao mesmo tempo. Isso é fundamental para começar a absorver a leitura e escrita, tornando possível “ouvir enquanto lê” e “ler enquanto ouve”.

Existem Podcasts que possuem transcrição de conversas e entrevistas, o que é algo ideal, já que é o tempo verbal que utilizaremos quando falarmos.

E lembre-se! Você deve entender 70-80% de tudo o que está lendo/escutando para absorver novas palavras e expressões e fortalecer o que você já conhece.

Nesse post explicamos como escolher o conteúdo ideal para aprender um idioma.

E por fim, use conteúdos que você gosta.

Seja lendo um livro de Romance ou assistindo a um vídeo no YouTube, a história deve ser interessante para você.

Se você gosta de Surf, consuma histórias sobre o Surf. Se você gosta de maquiagem, existem centenas de canais em qualquer idioma que falam sobre maquiagem.

Portanto, NUNCA, e eu digo NUNCA, Assista/Leia um conteúdo somente porque está no idioma que você quer aprender. Assista/Leia porque você se interessa pelo o que você vai ver.

Deixe um comentário

Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!