6 dicas de como falar Francês mais rápido

Conhecida por ser uma das línguas mais bonitas do mundo, o Francês pode parecer em um primeiro momento um dos idiomas mais difíceis de se aprender, justamente por causa da pronúncia mais difícil quando se comparada às suas línguas irmãs, como o Espanhol, Italiano e o nosso Português. 

Por isso, muita gente tem dúvidas de como falar Francês fluentemente, e neste post vou explicar tudo o que usei para aprender Francês sozinho – e continuar aprendendo esse e outros idiomas, como o Inglês e Italiano.

Vamos lá?

Falar francês é difícil?

Para nós, que falamos Português, não. Apesar de ser mais difícil do que Espanhol e Italiano, ainda assim é um idioma que pode ser aprendido, basta se dedicar.

É possível aprender Francês sozinho?

Com toda certeza do mundo. E eu sou um caso vivo. Mas para isso acontecer, eu passei mais de dois anos em contato com o idioma todos os dias.

Mudei meu celular para francês, as pesquisas do meu trabalho fazia sempre em francês. Enfim, a imersão, mesmo quando eu pegava para estudar em casa sozinho, foi bastante grande.

Eu cheguei a passar 5 horas por dia estudando francês. Parece muito, né?

Mas quando começamos a contar o tempo que lemos uma notícia, escutamos um podcast (claro, no começo você precisa de materiais mais simples) ou assistindo um filme, já se foram 3 horas.

E é isso o que você precisa fazer. Passar tempo em contato com o idioma.

Quanto tempo leva para aprender Francês?

A melhor resposta para essa pergunta seria: Depende.

Porque realmente depende de vários fatores, como:

No entanto, em um estudo feito pelo FSI (Foreign Service Institute), mostra que para um americano aprender idiomas como o Português, Espanhol, Italiano e Francês leva de 575 a 600 horas de estudos. Isso significa em torno de 24 semanas.

Ou seja, se você faz uma aula por semana, vai atingir no máximo 48 horas por ano.

Só isso já mostra que tem algo errado no método de ensino tradicional nos curso, né?

Mas não se apegue a esses números. O que importa é você passar o máximo de tempo possível em contato com o idioma de maneira que você se divirta no processo.

Isso vai te dar um empurrão para continuar na jornada.

Outros posts sobre como falar Francês

Agora, vamos para as 6 dicas que vão te ajudar a aprender a falar Francês, vamos lá!

1 – Passe mais tempo escutando Francês

Escutar muito é a chave do aprendizado de qualquer idioma. Se você é novo aqui no blog, leia esse post antes de continuar: Listening.

Escutar Francês é tão importante para aprender a falar mais rápido porque quanto mais você escuta, mais você absorve o idioma, mais absorve a pronúncia e, assim, as coisas começam a fazer mais sentido.

Escutar muito, principalmente no início, é tão ou mais importante do que ler. Por que? Se você não entende como é a pronúncia correta, a leitura (mesmo que seja mental) estará sendo feita de maneira errada. Você ainda não sabe como é a pronúncia correta, e insistir na leitura sem esse domínio pelo menos básico da pronúncia em Francês vai fazer com que você aprenda errado.

Vou dar um exemplo prático, a pronúncia da palavra écureuil (esquilo).

Pronúncia de “écureuil” em Francês

Ou seja, se você ainda não sabe a pronúncia, ler não vai te ajudar tanto.

E como aprender a pronúncia? Essa é a dica número dois:

2 – Leia e escute Francês muito ao mesmo tempo

Quando você lê e escuta Francês ao mesmo tempo, o seu cérebro começa associar o som à escrita. Por isso, procure sempre materiais em Francês que possuem Texto e áudio em Francês. Leia mais sobre Listening.

Outra maneira de fazer isso é através de vídeos no YouTube, como o canal Easy French. Lá, você encontra vários vídeos com legenda em Francês para você acompanhar o que está sendo dito e assim, melhorar a compreensão e a pronúncia.

Ler e escutar ao mesmo tempo é um dos melhores jeitos de absorver o idioma sem esforço.

Faça um teste: Pegue os números em francês, leia e escute ao mesmo tempo neste post: Números em Francês: Aprenda a falar os números de 1 a 100 em Francês (com áudio) e neste para aprender os Dias da Semana em Francês: Aprenda como falar com frases e áudios.

Não esqueça de repetir várias vezes. Eu garanto que você vai aprender muito rápido desse jeito.

3 – Assista vídeos, filmes e séries em Francês

Se você é iniciante em francês, você pode achar que é muito difícil assistir vídeos em Francês. 

O problema que acontece é que na verdade as pessoas tentam assistir algo que está muito acima do nível que estão. Isso causa, na verdade, uma frustração e a sensação de que nunca vai aprender Francês.

E como resolver esse problema?

Você precisa encontrar materiais que estejam no seu nível! E também no YouTube você encontra centenas de canais para iniciantes em Francês, com uma fala lenta e com legendas para você ir acompanhando.

Outro ponto importante que sempre deve-se ter em mente é que você deve assistir vídeos de temas que você goste! Se você não gosta de assistir desenhos animados – que podem ser mais fáceis – não assista! 

Lembre-se que você tem que passar muito, muito tempo escutando Francês para começar a absorver o idioma, e passando esse tempo com coisas que você não gosta não vai dar certo, né?

Aliás, acesse o post se você quiser saber quanto tempo leva para aprender Francês.

4 – Fale sozinho em Francês

Se você ainda não consegue falar com outras pessoas, você pode – e deve – falar francês sozinho. É isso mesmo. Pode parecer coisa de maluco (claro, escolha bem o lugar para não passar vergonha), mas é uma das técnicas mais usadas pelos poliglotas no mundo. 

Você pode falar sozinho enquanto toma banho, limpa a casa, ou até mesmo no caminho da faculdade ou trabalho. 

Falar sozinho tem várias vantagens, como:

  • Não tem a pressão de você tentar falar tudo certo outra pessoa;
  • Você começa a perceber quais são os seus pontos fortes e fracos;
  • Melhora na sua pronúncia;
  • Começa a criar a confiança para falar com outras pessoas;

Por isso, assim que você começar a sentir que já consegue falar um pouco (e acredite, isso começa a acontecer naturalmente), fale sozinho.

5 – Fale com Franceses

Agora que a sua confiança já aumentou, você pode começar a testar com outras pessoas. Se você tem medo de falar com outras pessoas em Francês, acesse este post: Como perder o medo de falar.

Existem vários aplicativos onde você pode encontrar professores para conversarem com você em Francês, ou até mesmo franceses que querem aprender Português, e assim, acontece uma troca. A vantagem é que dessa maneira, é grátis!

Você pode encontrar professores e nativos em aplicativos como o Italki e HelloTalk, por exemplo. 

6 – Crie uma rotina para estudar Francês

Estudar em um curso de francês uma vez por semana não vai te ajudar a falar francês. Você precisa estudar Francês todos os dias. Todos os dias. Lembra da primeira dica? Você precisa passar muito tempo escutando e lendo Francês para absorver o idioma, para então começar a ser ativo, escrevendo e falando francês.

Crie uma rotina de estudos de Francês e deixe o seu ambiente de estudo sempre preparado, assim, estudar nunca vai ser cansativo. 

Algumas dicas para você deixar o seu ambiente de estudo de Francês ainda mais produtivo:

1 – Tenha um espaço exclusivo para os estudos

Um lugar só para estudar em casa te deixa mais produtivo. Evite estar próximo de outras coisas que possam te distrair: um videogame, alguma coisa do trabalho ou alguma tarefa de casa que precisa ser feita. Tudo isso deve ficar afastado. Esse seu espaço tem que ser de estudo, e só disso, nada mais. É muito importante ter esse objetivo na cabeça.

2 – Deixe tudo preparado e evite distrações 

Parar para buscar água ou alguma coisa para comer pode tirar sua atenção. Então, antes, já se prepare antes e deixe tudo de fácil acesso. Isso evita que você perca a concentração durante os estudos.

3 – Arrume a bagunça

Por mais que você ache que aquela bagunça na mesa não te atrapalha, ela te atrapalha. Muita coisa no seu campo de visão tira o seu foco. Deixe tudo o mais organizado possível. Eu tenho certeza de que seu foco vai ser outro.

4 – Faça pausas

Ninguém é de ferro, e horas e horas a fio podem também atrapalhar seu desenvolvimento. Isso cansa. Então, faça pausas, espreguice, tome uma água, um cafezinho, vai tomar um ar e volte quando sentir que tá com a cabeça fresca.

5 – Organize o seu material estudo

Já deixe preparado o material que você vai estudar no dia seguinte. Não deixe para escolher no momento de estudar. Isso já vai tirar sua energia e motivação, além de tempo. Antes de ir dormir, já deixe preparado o material escolhido. Assim, você só precisa sentar e começar a estudar.

Gostaram das dicas? O que você está fazendo para aprender a falar Francês?

Junte-se a centenas de outras pessoas que estão aprendendo Francês e receba conteúdos exclusivos e de qualidade.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a receber materiais exclusivos para aprender Francês no seu e-mail!
Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!