3 dicas para perder o medo de falar um idioma estrangeiro

Falar é o objetivo de todos e ao mesmo tempo o que mais dá medo.

É aquele momento que você se sente vulnerável, o medo de errar fica passando pela cabeça o tempo todo, tudo isso enquanto você está escolhendo qual palavra ou preposição usar.

Dá um frio na barriga só de pensar, né?

Esse post é exatamente para você que fica/já ficou nervoso em uma situação que deveria falar no idioma que você está aprendendo.

Siga nossas dicas de como enfrentar e, finalmente, se sentir tranquilo(a) na hora de falar:

1 – Aumente o seu conhecimento aos poucos

Vou dar um exemplo simples: Se você nunca correu antes, não vai passar direto para uma maratona de 42km, certo? Antes de uma maratona, você precisa começar com corridas de 2km, para depois passar para 5km e assim por diante.

O mesmo acontece com um idioma: Se você não está preparado para uma conversa, foque mais na aquisição do idioma. Como já falamos aqui no Guia, existe uma diferença entre Saber e Dominar. 

E só seremos capazes de nos expressar de maneira fluente quando Dominarmos palavras e expressões. Leia esse post que explica como a repetição pode te ajudar a dominar e se tornar capaz de falar mais fluente: Quer memorizar tudo o que você estuda?

Conforme você for ganhando mais preparo, sua confiança também aumenta e falar não vai ser mais um esforço. É como nossa língua mãe, nós não pensamos para falá-la.

2 – Fale mais

Quantas vezes por semana você fala o idioma que está aprendendo? Aprender um idioma é um processo diário. O ideal é que todas as bases de uma língua (Escutar, Falar, Ler e Escrever) sejam treinadas todos os dias, nem que seja por alguns minutos.

A prática da fala pode ser feita até mesmo sozinha, com técnicas como Shadowing – onde você imita o locutor do vídeo/aúdio. Cantando ou até mesmo no carro, no caminho do trabalho.

Além, é claro, de praticar através de aplicativos para falar com estrangeiros, como o Hellotalk e o Italki.

Criamos um post que explica essas técnicas e que vão te ajudar a destravar na hora de falar: Falar um idioma estrangeiro. Está travado? Siga essas 4 dicas

3 – Não se preocupe com os erros!

Essa é simples. Posso falar uma coisa? 

Você vai errar. 

Não tem jeito, acostume-se com isso! Não tem problema nenhum em errar! E se você notar o erro, é melhor ainda. Na próxima vez você vai se lembrar e não cometê-lo novamente.

Não tente ser perfeito, a não ser que você passe anos e anos estudando/vivendo no país onde fala esse idioma, atingir um nível onde não se cometa erros é quase impossível.

O objetivo de um idioma é de entender e de se fazer entender, portanto, tudo além da mensagem passada é algo extra.

E você, já passou por uma situação de stress na hora de falar? Deixe nos comentários.

E bons estudos!

Deixe um comentário

Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!