Como superar o nível intermediário na aprendizagem de idiomas?

Algo muito comum que acontece com os estudantes é ficar preso no famoso nível intermediário. Como superar essa barreira e sentir que, finalmente, atingiu uma proficiência no idioma que está estudando.

Antes de entrarmos, é importante entendermos o que é a diferença entre fluência e a proficiência em um idioma.

A definição de Fluência pode variar de um para o outro, mas para entendimento geral, fluência é o nível atingido que permite que tenhamos um certo nível de tranquilidade na hora de falar e compreender outras pessoas.

Proficiência é o nível em que você consegue entender e se exprimir em contextos mais complexos. Para isso, é necessário dominar a língua e possuir um vasto vocabulário de temas específicos.

A dificuldade começa quando atingimos o plateau (teto). A Curva de Aprendizado (Learning Curve) mostra que, no início, as principais palavras se repetem em diversos contextos e fazem com que o seu aprendizado seja muito mais rápido.

A partir desse momento, o aprendizado fica mais lento, pois essas novas palavras e expressões estão em contextos que tivemos pouco contato durante nossa evolução até o nível intermediário. Isso faz com que a evolução para o próximo nível de proficiência no idioma dependa de novas estratégias.

A Curva de Aprendizado (Learning Curve) mostra que o processo é rápido no início, mas se estabiliza e se torna necessário mais tempo e esforço para ultrapassar o nível intermediário.

E nessa fase, é necessário mudar o processo de aprendizagem. Listamos os principais pontos que devem ser considerados para você que deseja adquirir um nível C1/C2. Isso também serve para aumentar o vocabulário na nossa língua mãe.

Se desafie

Como foi falado no início do post, diferente das palavras e expressões que se repetiam no início do aprendizado, os novos termos que vão te empurrar para o próximo nível agora aparecem menos, e somente em contextos específicos.

Você deve ir atrás deles. E isso pode ser feito buscando temas diferentes e mais complexos.

Passe mais tempo com o idioma

Seu progresso é ligado diretamente a quanto tempo você passa em contato com o idioma.

Esse contato pode ser Deliberado (quando você está se forçando a estudar) ou Não Deliberado (quando o seu objetivo é escutar um Podcast ou ler um livro por prazer).

Por isso, se programe para, sempre que possível, consumir mais conteúdos. Você pode utilizar o seu Tempo Morto – quando está no trânsito ou limpando a casa – para escutar um Podcast ou assistir a um vídeo.

Foque em conteúdo, não gramática

Nessa fase do aprendizado, onde você já possui um nível onde consegue se expressar e compreender o que estão dizendo, o consumo de conteúdo autêntico é chave no seu desenvolvimento e evolução.

Esse é o momento em que você vai se desafiar em aumentar o seu vocabulário, e para isso, é necessário uma maior exposição ao idioma.

Esses conteúdos podem ser:

  • Revistas
  • Jornais
  • Blogs
  • Podcasts
  • YouTube
  • Livros (principalmente livros de não-ficção, como livros sobre um ema)

Seja ativo

Escreva textos e crie histórias com as novas palavras que você viu em algum contexto.

Como a repetição dessas palavras naturalmente vai ser menor, coloque-a em diversos contextos para facilitar a memorização.

Fale com estrangeiros, peça para falarem com você de maneira mais natural possível, como se estivessem falando com um nativo no idioma que você está falando.

Seja paciente

Essa é a fase mais demorada, mas é também a fase que concretiza o seu aprendizado até aqui obtido no idioma e te leva para o próximo nível.

Pense que nunca existe um fim na aprendizagem de uma língua, por isso, tenha em mente que todo dia você está um nível acima.

Aproveite!

Olhe para trás e veja o quanto você já conseguiu falar de um idioma estrangeiro.  Você já possui um bom nível no idioma, essa é a hora de curtir. Leia, assista, converse, escreva! Faça o que der na cabeça!

Deixe um comentário

Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!