Listening: O que é e como aprender mais escutando?

Quando estamos aprendendo um novo idioma, nosso maior objetivo é falar, certo? Damos tanta atenção para essa habilidade que às vezes esquecemos que a fala é uma consequência do aprendizado que tivemos em contato com o idioma através da Escuta (Listening) e Leitura.

É muito comum alunos que dizem que compreendem bem, mas não conseguem falar. Isso se dá por vários fatores, entre eles a insegurança, muito ocasionada pela falta de domínio.

O que isso significa?

Já mostramos aqui no Guia de Idiomas que existe uma diferença em conhecer (ou ter tido contato) com dominar (onde você vai conseguir reproduzir). Um exemplo claro disso, para nós que falamos português, é quando escutamos e compreendemos espanhol, mas não somos capaz de reproduzir.

1 – O que é o Listening?

A escuta (Listening) é fundamental nesse processo. Através delas você vai fortalecer e aumentar o domínio sobre estruturas gramaticais da língua, conhecer e memorizar novas palavras e expressões, fazendo com que a reprodução (fala e escrita) seja um resultado da exposição ao idioma ao longo do tempo.

2 – Como se preparar para fazer Listening?

Pode ser em casa no café da manhã, no caminho do trabalho (dirigindo ou no transporte público), na academia… Essa facilidade permite que você passe muito tempo em contato com o idioma, absorvendo conteúdo enquanto faz outras atividades.

Leia nosso post sobre Como criar uma rotina para estudar idiomas, lá tem uma rotina de 2 horas e meia de estudos por dia sem precisar fazer nenhum esforço. E, claro, você pode adaptar ela para o seu dia-a-dia.

3 – O que escutar para que a prática do Listening seja mais eficaz?

Se você já tiver um intermediário, o processo de aprendizagem fica ainda mais interessante. Você nível pode (e deve) usar o idioma para aprender coisas do seu interesse.

O material de estudo deve ser Compreensível, Interessante e estar no formato certo.

Criamos um post ensinamos como como escolher o material ideal para você aprender: Como escolher o conteúdo certo para aprender idiomas.

4 – A importância da Repetição para o Listening

Precisamos passar o maior tempo possível com o idioma, para que nosso cérebro absorva e faça conexões que trarão sentido. Quanto mais você escutar, mais familiarizado ficará. Portanto, não tenha medo de repetir, repetir, repetir, até você dominar o material.

E a repetição é essa peça fundamental para fortalecer o que já tivemos algum tipo de contato e expandir nosso domínio, tornando possível memorizar palavras e utilizá-las com maior fluência, sem precisar ficar pensando antes de falar.

5 – É possível aprender gramática através do Listening?

Stephen Krashen diz no seu estudo Theory of Second Language Acquisition:

“Language acquisition does not require extensive use of conscious grammatical rules, and does not require tedious drill.”

Ou seja, aprenda primeiro o idioma e depois a gramática.

O método de aquisição natural de uma língua traz a experiência da grande exposição de conteúdos de uma língua, a fim que você adquira o idioma sem precisar fazer exercícios de gramática e tempos verbais

A consulta, posterior, à gramática pode ser interessante para fortalecer ainda mais a aquisição do idioma, mas que a explicação seja, de preferência, no idioma que você está estudando.

6 – Melhore o Speaking praticando o Listening

Um dos resultados do Listening? Speaking. Por ser fácil de se organizar, permitindo que você passe mais tempo em contato com o idioma, você terá uma maior desenvoltura na fala, melhora na pronúncia (você vai perceber quando falar algo de uma maneira diferente do que está acostumado a escutar), melhor leitura e escrita.

Portanto, sua missão para melhorar o seu aprendizado de idiomas é Escutar, Escutar e Escutar.

Fonte

https://www.sk.com.br/sk-laxll.html – Stephen Krashen’s Theory of Second Language Acquisition

Deixe um comentário

Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!