Speaking: 4 dicas para perder o medo de falar um idioma estrangeiro

Vou dar um exemplo bem simples da diferença entre entender e ser capaz de falar um idioma estrangeiro. Assistam um vídeo em espanhol. A língua bem próxima do português, certo?

Para falar, precisamos treinar o Speaking. Se você não teve contato com espanhol na sua vida, aposto que você não será capaz de reproduzir sozinho. Sem ver o vídeo novamente, tente repetir.  Isso se dá porque é muito diferente conhecer de dominar , e só conseguiremos falar, sem precisar ficar pensando, se dominarmos.

Por isso, quanto mais tivermos contato com a língua através do listening e da repetição, mais iremos passar o que tivemos contato da caixa de Conhecer para a caixa de Dominar.

E para isso, listamos alguns pontos que, sem dúvida, irão te ajudar muito a evoluir na fala.

1) Antes de falar, escute, escute e escute

É isso. Pra falar, tem que escutar antes. É assim que uma criança começa a falar, depois de escutar muito. Se você ainda não conhece a técnica do Listening, acesse esse post: Listening: O que é e como aprender mais

Os pontos fundamentais do conteúdo que você deve entender.

  • Você deve compreender
  • Você deve se interessar pelo conteúdo.
  • formato desse conteúdo deve ser, de preferência, com áudio e transcrição.

Assim, você verá que o contato com a língua vai fazer você dominar mais palavras e expressões, absorvendo e sendo capaz de reproduzi-las mais facilmente!

2) Pratique a fala sozinho

Poliglotas usam diversas técnicas para aprender idiomas, mas se tem algo quase unânime entre eles é o fato de que eles falam sozinhos.

Pode parecer coisa de maluco, mas você vai perceber que a cada semana você estará mais preparado e seguro para falar. Falando sozinho, você vai identificar quais são os seus pontos fortes e onde precisa melhorar.

O ideal é sempre criar uma conversa nova, se fazer perguntas e tentar respondê-las.

  • Pergunta: Por que você decidiu aprender Francês?
  • Resposta: Eu decidi aprender Francês porque…
  • Pergunta: Que legal! E você já pensou em morar na França?
  • Resposta: Já, sim. É um dos meus objetivos! Acho que só vou sentir falta do calor do Brasil… como é o verão na França?

Você pode falar sozinho no banho, no trânsito, cozinhando… Veja nosso post sobre o que é o Tempo Morto e como aproveitá-lo para aprender idiomas.  

3) Faça Shadowing

Shadowing é a técnica de imitar a fala de uma pessoa nativa.

Não se preocupe em repetir tudo o que foi dito, mas lembre-se sempre o quanto é importante compreender o que está sendo falado. Somente entendendo você será capaz de reproduzir. 

Entender é a chave de todo o processo de aprendizagem, por isso, use o shadowing em conteúdos que você já tem uma familiaridade ou já tenha escutado algumas vezes.

Você pode seguir nosso guia abaixo para fazer um Shadowing em que você entenda o que foi dito, aumente seu vocabulário e seja capaz de dominá-lo e reproduzi-lo:

Antes de começar: Selecione muito bem o conteúdo!

Conteúdo é a chave do aprendizado – é ele que vai te dar vontade de ver a aprender -, por isso, encontre algo que você goste, de um tema que você goste, mas que tenha as seguintes características:

  • Tenha no máximo 5 minutos;
  •  Possua legenda no idioma que você está aprendendo;

Após selecionar o vídeo:

  1. Assista o vídeo com legenda no idioma que você quer aprender;
  2. Anote as palavras e expressões que você não conhece;
  3. Assista novamente com legenda;
  4. Assista mais uma vez com legenda, mas agora fale junto com a vídeo.
  5. Desligue o som, de o play e fale, usando a legenda como suporte;
  6. Por fim, veja mais uma vez e preste atenção na pronuncia, 

Esse é um modelo excelente de estudo de 30 minutos. No outro dia, repita essa sequência. 

Para aumentar a frequência de exposição ao conteúdo, escute novamente no seu tempo morto. A repetição é fundamental para o aprendizado.

Esse processo deve ser fluido. Ou seja, evite ficar parando e voltando o vídeo. Isso vai te entediar, experiência própria. Deixe fluir, na próxima vez você passará novamente e terá oportunidade de clarear suas dúvidas.

4) Fale com pessoas online através de aplicativos

Aplicativos como HelloTalk e Tandem são ótimas ferramentas para encontrar estrangeiros para conversar, sem precisar pagar (utilizando o plano gratuito). 

Através do modo de troca, vocês encontra pessoas e combina de falar no idioma nativo dela, em troca, você fala no seu idioma com ela por um tempo. 

O legal desse modelo de troca é que existe um interesse dos dois lados em aprender o idioma do outro, facilitando a criação de uma conexão mais real e o papo fluir.

Você também pode usar o iTalki para falar, seja com professores ou com nativos não-professores, pagando um valor por cada aula dada.

Deixe um comentário

Vídeos e materias das principais técnicas para você aprender um idioma mais rápido!
Pare de perder tempo!